Fazenda da Taquara

Galeria de fotos

História da família e dos Barões, processo do café, viveiro de mudas, minhocário, cafezal, Duração: 01:30h
O Tour consiste em visita histórica, onde é contada a história da família e dos Barões, o processo do café, viveiro de mudas, minhocário, cafezal, visita ao casarão com acervo original de 1830.

*CAFÉ DA MANHÃ* Mínimo de 10 pessoas no pacote visita + café ou lanche ou por encaixe, se tiver grupo agendado. Necessário consultar.
● Sucos de frutas naturais, pães recheados de linguiça e de frango, broa de milho com recheio de goiabada, bolo de café, bolo de banana, bolo de chocolate, pães, queijo minas, manteiga, geléia, chocolate quente, leite, café da Taquara, iogurte, fruta da estação.)
.
Aos Domingos está disponível o almoço além da visíta. *Restaurante* Aos domingos de 12 às 15:30h.
Visita às 10:30h.

*ALMOÇO* Aos domingos ou em outros dias sob agendamento, grupo mínimo de 15 pessoas no pacote visita + almoço ou por encaixe, caso haja grupo agendado. Necessário consultar.
Sistema self-service a vontade.

●Cardápio variável
Comida feita no fogão a lenha: arroz branco, feijão preto, feijão fradinho com calabresa, frango dourado, pernil suíno a mineira, palheta suína ao molho de goiabada, vaca atolada, salada verde, salada de legumes, abóbora, couve, farofa, angú, quiabo, giló ao molho, linguiça, torresmo, aipim frito, banana frita, ovo caipira.

Sobremesa: Doces de compota da fazenda com queijo minas.
Cafezinho da Taquara.

Bebidas à parte.

Crianças até 8 anos não pagam a Visita Guiada.

Crianças até 5 anos não pagam o Almoço.

A bela fazenda histórica, construída na década de 1830, é uma das poucas que continuam com a mesma família desde a sua fundação. Pertenceu ao Comendador João Pereira da Silva, falecido em 1872. Hoje, a família está na 6ª geração e mantém na propriedade um acervo original muito bem preservado. Outra peculiaridade desta propriedade é ser hoje um centro de produção de café, como no século passado, além de desenvolver atividades de granja de frangos e suinocultura. Atualmente Marcelo, o filho do casal João e Ana Maria participa ativamente das iniciativas de Turismo Cultural, existindo uma visita guiada à fazenda, que compreende um excelente tour pela sede e antiga senzala, com a degustação de quitutes feitos na propriedade. Atualmente a fazenda oferece, também, almoço típico aos domingos ou para grupos agendados com antecedência.

A sede da Fazenda Taquara foi construída, provavelmente, na década de 1830, em forma de quadrilátero, com jardim interno, sob a influência da arquitetura colonial das Minas Gerais, oriunda do século XVIII. Seu proprietário, o Comendador João Pereira da Silva, tinha chegado de Portugal no início do século XIX, em companhia de Joaquim José Pereira de Faro – futuro barão do Rio Bonito. Estabeleceram-se eles na região de Barra do Piraí, na mesma época que o café começou a ser plantado no Vale do Paraíba. Segundo o inventário do Comendador, falecido em 1865, faziam parte das suas propriedades as fazendas Campo Bom, Ipiabas e da Nova Prosperidade, chamada de Taquara. O nome Taquara foi dado pelos escravos, devido à abundância nas terras da fazenda de um bambu fino, que era assim denominado. Ela permanece, ainda hoje, sob o domínio da família do Comendador. Com quase dois séculos de existência, a sede, ainda em perfeito estado de conservação, preserva sua história, com seus móveis, documentos e retratos originais. A fazenda da Taquara é de propriedade de João Carlos Tadeu Botelho Pereira Streva, descendente direto, já na quinta geração, do Comendador.

(24) 9228-5694 / (24)98138-2665 / (24) 2471-7462
Todas

Hospedagens em destaque